Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > 75 anos de Oerlikon Balzers: paixão sem fim por surface solutions

75 anos de Oerlikon Balzers: paixão sem fim por surface solutions

13 Julho 2021

Oerlikon Balzers, um dos fornecedores líderes mundiais de surface solutions para processamento de metal e plástico, comemora o seu 75º aniversário. Em 1946, o professor Max Auwärter teve a ideia de tornar a então desconhecida tecnologia de camada fina a vácuo em produções de escala industrial. Desde a década de 1980, a empresa sediada no Liechtenstein desenvolveu esta ideia e concentrou-se na sua paixão por inovações sustentáveis que melhoram significativamente o desempenho e a vida útil de ferramentas e componentes de precisão numa ampla gama de indústrias.


Uma ideia nasceu há 75 anos: proteger as superfícies das ferramentas e dos componentes do desgaste a longo prazo, aplicando revestimentos que não apenas estendem a sua vida útil, mas também melhoram o seu desempenho. Assim, em 1946, uma nova empresa, o "Gerätebau-Anstalt" ("Instituto de Engenharia de Equipamentos"), em Balzers, foi inscrita no registo comercial do Liechtenstein. Os fundadores - Professor Max Auwärter, Franz Josef II do Liechtenstein e o empresário Emil G Bührle - tinham um plano revolucionário para desenvolver processos de fabricação de revestimentos ultrafinos e construir eles próprios os equipamentos necessários para implementar esses processos em escala industrial. Como resultado, o processo e o equipamento tornaram-se uma única unidade pela primeira vez e foram oferecidos e vendidos juntos; um modelo de negócio que obteve sucesso excecional por mais de 75 anos. O antigo “Gerätebau-Anstalt” chama-se agora Oerlikon Balzers e faz parte da Divisão Surface Solutions do Grupo Oerlikon.



75 anos de empreendedorismo e ciência

“Desde o início, a filosofia da nossa empresa tem sido encontrar soluções para as questões que a indústria muitas vezes não consegue responder e ter a coragem de transformar ideias em realidade”, disse Wolfgang J Schmitz, Head of Business Unit Balzers Industrial Solutions.


"Somos pioneiros na tecnologia de evaporação de alto vácuo no Liechtenstein e estamos orgulhosos dos serviços que oferecemos, que nos tornaram um dos fornecedores líderes mundiais de tecnologias de superfície. O nosso ‘pedigree’ também vem de nunca ficarmos parados e de repensarmos continuamente o nosso futuro enquanto colocamos os nossos clientes em primeiro lugar. A nossa visão é fornecer aos nossos clientes processos de revestimento sustentáveis que os ajudem a conservar recursos e atingir os seus objetivos ambientais."


O trabalho de desenvolvimento de revestimentos PVD (Physical Vapor Deposition) começou em 1974. O avanço veio em 1978 com a marca de revestimentos BALINIT, que continua a ser um pilar importante da Oerlikon Balzers junto com outros desenvolvimentos inovadores. A família BALINIT compreende cerca de 30 soluções de revestimento, e juntou-se a outras sete famílias que são usadas numa ampla gama de aplicações em vários mercados. “As nossas soluções oferecem essencialmente um desgaste reduzido com maior eficiência, seja para componentes de motores de veículos ou aeronaves, instrumentos de precisão ou ferramentas usadas pelas indústrias de processamento de plástico ou metal. Maior eficiência e menos desgaste mantêm as emissões prejudiciais baixas e ajudam a conservar os recursos - estes são aspetos importantes do nosso trabalho. Estamos orgulhosos de que o que fazemos todos os dias seja baseado em valores como sustentabilidade, tradição e impulso para a inovação”, diz o Dr. Schmitz.


Como fornecedora líder mundial de tecnologias de superfície, há 75 anos, a Oerlikon Balzers desenvolveu sistemas e soluções de revestimento, forneceu consultoria especializada aos clientes e revestiu milhões de ferramentas e componentes em cada ano. Com mais de 110 centros produtivos em 36 países na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia, a Oerlikon Balzers está mais perto dos seus clientes do que qualquer outro fornecedor de revestimento e possui mais de 1.300 sistemas de revestimento em uso.


Datas importantes na história da empresa podem ser encontradas aqui:

https://www.oerlikon.com/balzers/global/en/our-company/our-history-and-milestones/




Sobre a Oerlikon Balzers


A Oerlikon Balzers é um dos fornecedores líderes mundiais de tecnologias de superfície que melhoram significativamente o desempenho e a durabilidade de componentes de precisão, bem como ferramentas para as indústrias de processamento de metal e de plástico. Os revestimentos extremamente finos e excecionalmente duros, comercializados sob as marcas BALINIT e BALIQ, reduzem o atrito e o desgaste. A marca BALITHERM abre uma ampla gama de serviços de tratamento térmico, enquanto BALTONE compreende revestimentos que estão disponíveis numa ampla gama de cores elegantes, perfeitamente adequados para aplicações decorativas. Os revestimentos BALIMED ThinFilm, com propriedades resistentes ao desgaste, biocompatíveis, antimicrobianas e quimicamente inertes, foram especialmente desenvolvidos para aplicações médicas. Sob a marca BALIFOR, a empresa introduziu tecnologias que fornecem soluções sob medida para o mercado automóvel, enquanto o ePD permite a metalização de peças plásticas com aspeto de crómio.


Em todo o mundo, mais de 1.300 sistemas de revestimento estão em operação nas instalações da Oerlikon Balzers e nos seus clientes. A engenharia de equipamentos e a montagem de sistemas Balzers são feitas no Liechtenstein, Langenthal (Suíça) e Bergisch Gladbach (Alemanha). A Oerlikon Balzers opera uma rede em crescimento dinâmico de mais de 110 centros de revestimento em 36 países na Europa, América e Ásia. A Oerlikon Balzers é, juntamente com a Oerlikon Metco e Oerlikon AM, parte da Divisão Surface Solutions do Grupo Oerlikon com sede na Suíça (SIX: OERL).