Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Moeda Bordalo II – Arte e Engenharia de mãos dadas na moeda do ano

Projetos, Parcerias & Protocolos

Moeda Bordalo II – Arte e Engenharia de mãos dadas na moeda do ano

08 Fevereiro 2024

Depois da Moeda “O Clima”, o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros - e a INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda - uniram novamente forças para criar mais uma moeda disruptiva, e desta feita conseguiram transformar a visão do artista Bordalo II numa peça inovadora e única.


Foto: INCM


Unindo o mundo da arte e o mundo da engenharia conseguiu-se incluir plástico reciclado em ambas as faces de uma única moeda de prata. A moeda é composta por duas metades distintas: uma metade em prata e outra em plástico 100% reciclado. Acrescendo à complexidade do projeto, a componente plástica incidiu na sobremoldação de três camadas de material que foi reaproveitado, dando uma nova vida ao desperdício, culminando num produto de valor acrescentado. Adicionalmente, o PIEP esteve responsável pela produção dos 4.000 insertos poliméricos.


"O PIEP teve o prazer de colaborar com a INCM neste projeto inovador. A cunhagem desta moeda demonstra a nossa capacidade de combinar tradição e inovação para criar produtos únicos e de alta qualidade. Estamos muito contentes por conseguirmos juntamente com a INCM dar vida à visão do “artivista” Bordalo II, através da engenharia de polímeros, nomeadamente pela sobremoldação no processo de injeção, ao mesmo tempo que conseguimos promover a reciclagem e o compromisso que devemos ter com a sustentabilidade", disse Sílvia Cruz, Coordenadora da área de Processos Avançados de Fabrico – Polímeros do PIEP.


Foto: INCM


A moeda foi eleita pelos seguidores da INCM como a moeda do ano de 2023. Os colecionadores, numismatas e demais entusiastas da moeda elegeram a obra de Bordalo II como a mais extraordinária do ano de 2023 do catálogo da INCM.


A INCM apresentou a Moeda Bordalo II na World Money Fair 2024, a maior feira internacional de moedas e numismática, que se realizou em Berlim de 2 a 4 de fevereiro.


Fonte: INCM




Sobre o PIEP

O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros é um centro de interface da Universidade do Minho que se dedica à investigação, desenvolvimento e inovação em engenharia de polímeros. O PIEP tem como objetivo promover a transferência de tecnologia para a indústria e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas como a sustentabilidade, a saúde, a mobilidade e a energia.


Sobre a INCM

A INCM Imprensa Nacional – Casa da Moeda é a empresa pública portuguesa responsável pela produção de moedas, notas, passaportes e outros documentos de segurança. A INCM tem uma longa tradição de inovação e qualidade, e é um dos principais players do mercado global de produção de moedas.


Sobre Bordalo II

Artur Bordalo, mais conhecido como Bordalo II ou Bordalo Segundo, é um artista plástico e graffiteiro português nascido em Lisboa em 1987. Neto do pintor Artur Real Bordalo, Bordalo II segue a tradição artística da família, mas com uma abordagem única e moderna, tendo a arte um propósito. Bordalo II é um "artivista" que utiliza a sua arte para questionar a sociedade de consumo e o impacto ambiental. Utiliza materiais reciclados (suas obras são feitas de diversos objetos descartados, como pneus, carcaças de carros, eletrodomésticos e latas de alumínio) para criar esculturas impactantes representando animais, com detalhes impressionantes e cores vibrantes. Através de suas obras, Bordalo II nos convida a refletir sobre o consumismo excessivo, o desperdício e a necessidade de proteger o meio ambiente


Contactos PIEP:

Sílvia Cruz – Coordenadora da área de Processos Avançados de Fabrico – Polímeros, do PIEP

silvia.cruz@piep.pt 914 546 758

Links:

Moeda Bordalo II Reportagem:

https://youtu.be/Q34qjRpHxWU?si=CPDcWDmoaY4lyePe

Moeda Bordalo II Making of no PIEP:

https://youtu.be/KFeu4yZTv-E?si=tr2cDWL0MNj5FNQu

Catálogo Moeda Bordalo II INCM:

https://loja.incm.pt/products/moedas-bordalo-ii-prata-proof-1026001

Projeto Moeda Bordalo II PIEP:

https://www.piep.pt/moeda-bordalo-ii/