Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > «É preciso arrumar a casa e definir uma estratégia antes de ir para o mercado digital»

Marketing

«É preciso arrumar a casa e definir uma estratégia antes de ir para o mercado digital»

13 Outubro 2022

No mundo digital, há um ponto essencial a ter em conta antes de avançar para os mercados no exterior: “é preciso arrumar a ‘casa’ e definir bem a estratégia antes de dar o primeiro passo”. Assim o defendeu Frederico Carvalho (CEO da consultora DIGITAL FC, autor, e docente na área de marketing), no decorrer do webinar ‘7 estratégias de marketing digital vencedoras para prosperar o seu negócio lá fora’ que, organizado pela CEFAMOL, decorreu no dia 12 de outubro.


No seu entender, as estratégias de marketing vencedoras passam pela ‘pesquisa’, pela ‘infraestrutura’, por ‘adaptar produtos e serviços’, por adaptar a estratégia de ‘marketing’, por adaptar também a ‘comunicação’ e criar consistência na abordagem aos mercados, seja na entrada, seja na permanência ou saída. “Para se ser bem-sucedido, é preciso fazer o básico bem feito, seja desenvolvendo os processos, as ferramentas e apostando nas pessoas”, sublinhou.


Num mundo (virtual) que, lembrou, é ‘habitado’ por 3.17 mil milhões de pessoas, é imperioso que as empresas tenham bem definido o seu rumo. Até porque, lembrou, cada mercado rege-se por linguagens e contextos diferentes, que se notam, até, nas redes sociais mais utilizadas, por exemplo, e que diferem em vários países. Por isso, aconselhou a que, antes de enveredar por uma abordagem, as empresas se preparem e valorizem estas diferenças.




É ainda fundamental que se tenha presente a importância e o peso do ‘Google’ como potenciador de negócios, enfatizando que é este ‘gigante’ que domina o mercado online quando se fala de ‘pesquisa’ online. No entanto, chamou a atenção para o fenómeno das novas gerações, mais ligadas a redes como o TikTok ou o Instagram, que não valorizam as pesquisas online. “Uma empresa que tenha esta geração como público-alvo, tem de estar atenta a esta questão”, advertiu.


Frederico Carvalho deu ainda nota de que, atualmente, existem “mais de oito mil ferramentas para ajudar no digital: no marketing e na tomada de decisões”, fazendo referência a algumas delas, como a ‘trends.google.com’ ou a ‘brand24.com’, entre outras.


No seu entendimento, para internacionalizar o seu negócio, uma empresa deve “encontrar o mercado certo”, tendo sempre presentes questões como a atratividade ou os regulamentos locais. Deve, também, “analisar e compreender os seus concorrentes”, através de análises SWOT, avaliação do modelo de negócio e análise competitiva. Depois, tem de conseguir “identificar oportunidades de crescimento” e “compreender o comportamento local da indústria”. E um outro aspeto que considera ser muito relevante é “encontrar parceiros estratégicos e apoiar-se em profissionais da área”.


LER MAIS >>>