Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > AptaMed, uma solução Neutroplast para o sector Smart Health

Novos produtos / serviços

AptaMed, uma solução Neutroplast para o sector Smart Health

26 Dezembro 2022

A Neutroplast está a desenvolver um ecossistema tecnológico, de nome AptaMed, que irá reconhecer medicação e fazer a validação da sua toma. Esta é uma solução revolucionária para a falta de aderência a tratamentos com medicamentos e um conceito alvo de atenção tanto pela medicina como pela indústria farmacêutica.


A aplicação de tecnologia na gestão de processos de saúde é algo que interessa tanto ao cidadão comum como aos sistemas de saúde, mas também à sociedade em geral. É a chamada Smart Health, e a aderência à medicação é uma das áreas onde pode ser fulcral. Por exemplo, na diabetes ou na hipertensão, onde falhas na toma podem ter efeitos desastrosos, mas também em área menos críticas, como os antibióticos, cuja má utilização gera problemas sistémicos com bactérias mais resistentes. É um sector em pleno desenvolvimento e, como resposta, foi criado em Portugal o projeto SMART-HEALTH-4-ALL, que visa a dinamização da investigação, desenvolvimento, produção, comercialização e disseminação dessas tecnologias.


A criação de produtos, como dispositivos médicos e soluções de saúde digital, é um dos objetivos desse projeto, que procura promover melhores práticas de saúde recorrendo a tecnologias atuais, mas que prevê tecnologias futuras e emergentes. O AptaMed, um dos primeiros desenvolvimentos a sair desse projeto, envolve vários elementos, como um cais (dock), que reconhece a medicação através de etiquetas NFC e valida a toma a partir do peso das embalagens, mas é também composto por uma aplicação móvel, que permitirá a monitorização do tratamento pelo paciente, por um cuidador ou por um médico.


Prevê-se que o resultado seja expresso em maior aderência à medicação, um dado fundamental para melhores tratamentos e uma indústria farmacêutica mais alinhada com os seus pacientes. É, por isso, um desenvolvimento da Neutroplast que deverá ser acompanhado por quem segue a inovação industrial em Portugal.