Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Descarbonização, digitalização e descentralização: os 3 D's da reindustrialização

Descarbonização, digitalização e descentralização: os 3 D's da reindustrialização

26 Agosto 2020

Relatórios internacionais identificam dificuldades na criação de grandes projetos industriais, nas quais se incluem a quantidade e a qualidade da mão-de-obra disponível e os custos de energia.


O sector energético caminha a passos largos para a mudança, por sua vez traduzida pelos 3 D's:


Descarbonização: a utilização de fontes renováveis de energia, além de permitir uma produção mais local e diversificada, vai viabilizar a integração digital ao longo da cadeia de valor com vista a otimização da produção e do conusmo;

Digitalização: «mudar (ou entrar) [nas cadeias de abastecimento globais] é complexo e requer muitas dependências, que só podem ser endereçadas com uma indústria verdadeiramente digital»;

Descentralização: se dois dos grandes desafios atuais são a captação e a retenção de mão-de-obra (tanto não qualificada, como altamente especializada), importa tornar os locais de trabalho cada vez mais flexíveis, processo do qual se beneficia de vantagens laborais, ambientais e económicas.


Prevê-se, assim, que a rápida integração tecnológica, a rápida flexibilização de processos e a descentralização de competências irão impulsionar Portugal na criação de uma indústria sustentável, duradoura e de alto valor acrescentado. Leia mais AQUI.