Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Na FUCHS a sustentabilidade já é uma realidade

Sponsored

Na FUCHS a sustentabilidade já é uma realidade

04 Janeiro 2024

Será que lubrificantes com desempenho de alta performance permitem reduzir as emissões de CO2, aumentar a sustentabilidade e proteger o planeta? A FUCHS garante que sim. O maior grupo independente de lubrificantes do mundo considera que o papel dos lubrificantes desempenha um papel crucial nesta matéria. “As soluções FUCHS movem o mundo, estão presentes em tudo no dia a dia: nas máquinas, nas fábricas, nos carros, nos eletrodomésticos, nas escadas rolantes, etc.”, informa Paul Cezanne, diretor-geral da FUCHS Lubrificantes.


Há 14 anos, a FUCHS definiu a sustentabilidade como prioridade. Em 2020, alcançou a neutralidade em CO2. O objetivo é chegar a zero emissões até 2040. Para alcançar este objetivo, o foco é capacitar os seus clientes para um desempenho mais sustentável. “Uma vez que as nossas soluções de lubrificação intervêm profundamente nos processos dos nossos clientes, acreditamos que a chave para uma maior sustentabilidade está em promover uma maior eficiência nos clientes”, sublinha o responsável e acrescenta: “Este é o compromisso que assumimos agora e para o futuro.”


Como é que a FUCHS coloca este compromisso em prática? “Normalmente, as atenções estão nas emissões de CO2 durante a produção, no baixo consumo de energia e na seleção de matérias-primas. Para além desses fatores, nós na FUCHS analisamos o LCA, Life Cycle Assessment (Avaliação do Ciclo de Vida), ou seja, estudamos o impacto ambiental dos nossos produtos desde a aquisição de matérias-primas até ao fim de vida do produto. Assim, consideramos várias categorias adicionais, o que nos permite tomar decisões mais equilibradas”, explica o diretor-geral.


A estratégia da FUCHS é desenvolver soluções que proporcionem aos seus clientes ‘correr a milha extra’. Assim, conseguem melhores resultados com menor consumo. Isto significa: Maior sustentabilidade. Com 58 filiais no mundo, a FUCHS coloca também em prática medidas que vão desde o consumo de energia renovável nas suas instalações e a colaboração com fornecedores que partilham o mesmo objetivo, até ao desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento sustentável.


Com mais de 90 anos de experiência, a FUCHS assume-se também pioneira na sustentabilidade e encara-a como responsabilidade e oportunidade. Paul Cezanne assegura que, na FUCHS, “A sustentabilidade não é uma visão, é uma realidade. O facto das nossas soluções de lubrificação estarem presentes em todos os setores, faz com que olhemos para o nosso trabalho como uma missão importantíssima para a sociedade.” São mais de 10 mil produtos com uma grande abrangência de aplicação que estão em permanente otimização.





Sobre a FUCHS em Portugal
O Grupo FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, fundou uma filial em Portugal em 1989. Desde então, a FUCHS LUBRIFICANTES, Unip. Lda. tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de lubrificantes: lubrificantes automotive e industriais, massas lubrificantes, fluidos de tratamento de metais, lubrificantes para aplicações especiais e serviços. As primeiras instalações eram em Pedrouços na Maia, onde iniciou a produção de lubrificantes
industriais e automotive que terminou em 2013. Em 1995 a FUCHS mudou-se para a Zona Industrial da Maia, onde está até hoje.

Sobre a FUCHS
Fundada em 1931 como empresa familiar em Mannheim, a FUCHS é hoje o maior fabricante independente do mundo de soluções inovadoras de lubrificação. Hoje, os 6.200 colaboradores em mais de 50 países continuam a partilhar o mesmo objetivo: manter o mundo em movimento de forma sustentável e eficiente. Para cumprir com esta meta, a FUCHS foca-se na perfeição e não apenas em standards. Por isso, a empresa entra num diálogo intensivo com os clientes para o desenvolvimento de soluções individuais e, ao mesmo tempo, é consultora experiente, solucionadora inovadora de problemas e parceira de equipa fiável. Em 2022, a empresa de alta tecnologia alcançou um volume de negócios de 3,4 mil milhões de euros com 34 fábricas e 56 filiais.