Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Boarding pass: Midwest americano

Economia & Mercados

Boarding pass: Midwest americano

25 Janeiro 2024

De acordo com um relatório de dezembro de 2023 elaborado pela AICEP, os Estados Unidos afirmaram-se, em 2022, como o primeiro importador mundial de moldes, sendo os moldes para plástico ou borracha os mais representativos. A procura direciona-se, grosso modo, para moldes de elevada complexidade, revelando-se uma oportunidade interessante para os fabricantes que possuem capacidade para disponibilizar serviços integrados (design, engenharia do produto, prototipagem, produção, testes e serviços de pós-venda).


É expectável um aumento da procura de componentes de plástico em várias indústrias, com particular destaque para os ramos da embalagem, automóvel e dispositivos médicos.



EMBALAGEM

No mercado das embalagens plásticas realça-se a utilização da moldação por injeção no fabrico de produtos destinados às indústrias agroalimentar e farmacêutica, nomeadamente, recipientes e garrafas para armazenamento e conservação de alimentos, tampas de frascos, métodos de fecho de embalagens, unidades de inalação de medicamentos, seringas, entre outros.



AUTOMÓVEL

À semelhança de outras geografias, a indústria automóvel é considerada estratégica nos Estados Unidos. Identificam-se quatro áreas principais: componentes exteriores (capas de para-choques, grelhas e para-lamas), componentes interiores (componentes do painel de bordo, painéis de porta e peças de assentos), componentes de motor (tubagens de entradas de ar, tampas de válvulas e componentes do sistema de combustível) e componentes elétricos (conectores, interruptores e sensores).




DISPOSITIVOS MÉDICOS

Espera-se que o mercado dos dispositivos médicos fabricados pelo método de moldação por injeção registe uma taxa de crescimento anual de 4,9 % até 2030.


Os principais players do mercado mostram um foco em dispositivos para o tratamento de doenças cardiovasculares, dispositivos vasculares e cardíacos estruturais, produtos para o cuidado da diabetes e dispositivos de neuro-modulação para o tratamento da dor crónica e distúrbios do movimento (Abbott Laboratories e Medtronic PLC); e produtos focados na saúde pessoal utilizados nos mercados da puericultura, higiene oral, saúde da mulher e produtos curativos de feridas (Johnson & Johnson).



O MIDWEST AMERICANO

Os Estados Unidos representam o maior mercado mundial de dispositivos médicos, enaltecendo-se o Midwest. Dos 871 milhões de dólares exportados para esta região (sobretudo para o estado do Ohio), em 2022, 21 % corresponderam a produtos farmacêuticos e medicamentos.


O Midwest aloja uma indústria dinâmica e diversificada, incluindo os segmentos dos produtos farmacêuticos, biotecnologia, dispositivos médicos, diagnóstico e serviços de saúde. Para o know how português, representam boas oportunidades o fornecimento de componentes e a colaboração com centros de investigação e desenvolvimento.


Curiosidades: em Chicago (Illinois), estima-se que o ecossistema de empresas do sector das ciências da saúde inclua mais de 14 mil empresas, desde startups às que integram a Fortune 500; em Minneapolis (Minnesota), operam 15 das 20 maiores empresas de dispositivos médicos; organizações como o Midwest Biomedical Research Symposium ou a Midwest Biotechnology Association reúnem investigadores, líderes da indústria e decisores políticos para partilha de conhecimento e promover a colaboração.





Este texto foi redigido tendo como fontes o relatório «Moldes nos EUA: Ficha de entrada no mercado» e a revista Portugalglobal (edição 166), ambas da AICEP.
Também pode ser de interesse: A indústria de plásticos dos EUA em 2023, em sete gráficos