PIEP promove workshop sobre o papel da digitalização na transição para a economia circular
O PIEP e a Kistler, conscientes dos desafios atuais das empresas, (...)
02 Abril 2026
20 Julho 2022
O INEGI integrou o consórcio do projeto LAY2FORM, que propôs e cumpriu a criação de um processo de fabrico avançado e altamente integrado para a conformação de materiais híbridos, adequado a contextos industriais altamente dinâmicos e competitivos, como é o sector automóvel.
Rui Gomes, responsável pelo projeto no Instituto, explicou que "os materiais híbridos de metal-compósito, depositado em camadas, permitem uma significativa redução de peso e, consequentemente, menores emissões de CO2, a par de melhores propriedades mecânicas tais como a resistência ao choque, impacto, desempenho acústico e à vibração”.
Para o comprovar, foi desenvolvido um demonstrador, a front-end de um veículo. Foi produzido através dos métodos desenvolvidos, com recurso a materiais compósitos (fibra de carbono de matriz termoplástica) e metal.