Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Paulo Bártolo: «O sector de moldes português é um bom exemplo de que o investimento em inovação e digitalização começa a dar frutos»

Entrevista

Paulo Bártolo: «O sector de moldes português é um bom exemplo de que o investimento em inovação e digitalização começa a dar frutos»

14 Julho 2022

Em Singapura desde 2021, onde é professor na ‘Nanyang Technological University’, diretor executivo do ‘Singapore Centre for 3D Printing’ e diretor do ‘Nacional Additive Manufacturing Innovation Cluster (NAMIC)’, Paulo Bártolo está atento, apesar da distância, à evolução do sector de moldes em Portugal, considerando que este “é um bom exemplo de que o investimento em inovação e digitalização começa a dar frutos”.


Os moldes portugueses, salienta, centram o seu fator diferenciador no domínio das tecnologias, no seu carácter inovador, o que lhes tem permitido fazer melhor, mais rápido e fazer algo complexo que os outros não conseguem. Ou seja, fornecer soluções inovadoras. A inovação é, no seu entender, a chave do sucesso deste percurso. Defende ainda uma ligação cada vez mais estreita com os centros de saber de forma que o sector mantenha a sua posição de vanguarda nos domínios tecnológicos e do conhecimento.




Ao pensar em inovação e I&D é incontornável o tema da indústria 4.0 e o que representa enquanto mudança de paradigma. Na prática, que alterações tem trazido este conceito ao mundo das empresas, nomeadamente na indústria de moldes?

Têm sido feitos progressos muito significativos no que diz respeito a este conceito da digitalização industrial no sector dos moldes. A pandemia de Covid-19 veio acelerar a necessidade desta transformação porque as empresas perceberam que tinham de ser mais resilientes e esta revolução industrial, baseada nas tecnologias digitais, que já vinha em marcha com a indústria 4.0, contribuiu para transformar estas empresas em organizações mais ágeis e aptas a enfrentar as mudanças.


Muitas vezes, temos a ideia de que as transformações são imediatas, mas levam tempo. Penso que o sector de moldes português é um bom exemplo de que o investimento em inovação e digitalização começa a dar frutos. Os moldes estão numa posição muito boa e, para isso, tem contribuído e sido muito positivo, o trabalho que entidades como o CENTIMFE e a CEFAMOL têm feito.



No seu entender, esta aposta na inovação começou a notar-se quando se passou a colocar mais ênfase nestas questões, ou este sector fê-lo como caminho natural de evolução, numa lógica de vanguarda tecnológica que vinha mantendo?

Tem sido um percurso evolutivo. Quem está no estrangeiro, como é o meu caso, sabe e sente isso. Por exemplo, quando comparamos o sector das ferramentas de outros países e olhamos para Portugal, é notório o desenvolvimento do nosso sector dos moldes. E quando falamos em indústria 4.0, na integração das tecnologias digitais, a verdade é que, de alguma forma, isso já acontecia no sector. A automação já estava presente, bem como outras tecnologias e já se sentia a necessidade de avançar para a integração. E nesse aspeto, como referi, tem sido muito importante o papel de entidades como a CEFAMOL e o CENTIMFE, no trabalho que têm desenvolvido junto com as empresas no sentido de criar soluções de integração, seja de ferramentas, seja de novos materiais e técnicas e também de aspetos relacionados com o tratamento da informação.


O sector dos moldes é reconhecido pelo seu carácter inovador e tem estado, desde sempre, bastante avançado na utilização de tecnologias de ponta.



Este carácter inovador deve-se, sobretudo, a quê?

Por um lado, à internacionalização das empresas e, por outro, à exigência das indústrias com as quais trabalha. E isto vem sendo feito desde há décadas e com grande vantagem competitiva. Em Singapura, onde me encontro de momento, temos países à volta que estão a apostar fortemente no tooling, como sejam o Vietname, a Tailândia ou a Indonésia. Esses países competem com Portugal se nos limitarmos a colocar o foco na questão da mão de obra barata. No entanto, o fator diferenciador português é o domínio da tecnologia: fazer melhor, fazer mais rápido e fazer algo complexo e que os outros não conseguem. Ou seja, fornecer soluções inovadoras. Por isso, o sector dos moldes português teve de apostar, desde muito cedo, em tecnologia. A fabricação aditiva é disso um bom exemplo. Lembro-me que há muitos anos, a indústria de moldes liderou a primeira rede de prototipagem rápida em Portugal. E quando olhamos para essa iniciativa e aquilo que estava a ser feito noutros países, percebemos o quão inovadora foi. Do ponto de vista de introdução de novas tecnologias, os moldes em Portugal têm sido um exemplo e têm dado cartas a nível global.



É certo que o sector não tem percorrido sozinho este caminho. Qual tem sido o papel das escolas, universidade e centros tecnológicos no acompanhamento deste processo?

Tem sido muito positivo. Lembro-me que quando iniciei a minha carreira no Instituto Politécnico de Leiria, em 1994, falávamos muito na ligação entre a indústria e a academia. Na época, haviam imensas barreiras. As pessoas falavam linguagens diferentes, mas essas diferenças desvaneceram-se nos últimos anos. As empresas perceberam e sabiam que era importantíssimo trabalharem com a academia, e a academia percebeu a importância de trabalhar com a indústria. E em Portugal, temos exemplos muito importantes e relevantes dessa colaboração. E têm sido feitos imensos progressos. Claro que há sempre espaço para se fazer melhor e, com o apoio estatal, por exemplo, pode fazer-se mais. Penso que neste momento estão reunidas as condições em Portugal para se dar um salto adicional. Até porque a indústria de moldes tem de continuar a subir na cadeia de valor e, para isso, tem de inovar e integrar pessoas qualificadas.



CONTINUAR A LER >>>