Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Rerom: Soluções inovadoras para incrementar produtividade das empresas

Indústria à Lupa

Rerom: Soluções inovadoras para incrementar produtividade das empresas

24 Abril 2023

A Rerom é especializada, há 44 anos, em disponibilizar as mais inovadoras soluções para a indústria, dispondo de uma variedade enorme de produtos – desde acessórios, máquinas ou softwares -, com os quais contribui para melhorar a produtividade das empresas. Desde 1979 que caminha lado a lado com as empresas, inovando e tendo sempre como prioridade a melhoria do seu desempenho e no incremento da competitividade do sector.


A Rerom foi criada 1979, tendo como atividade o comércio por grosso no ramo dos acessórios e equipamentos industriais. Tem sede em Casal Mil Homens, Golpilheira, e conta atualmente com 14 colaboradores.


Ao longo dos anos foi-se afirmando como um dos parceiros privilegiados da indústria de moldes, fruto da sua aposta numa inovação constante, de forma a conseguir ter sempre as melhores respostas, adequadas às necessidades das empresas, por mais exigentes que estas sejam.


A gama de soluções que disponibiliza para a indústria é, por isso, enorme e abarca, praticamente, todas as fases de produção, assegurando qualidade, rigor e excelência. Uma das suas principais apostas tem sido, desde sempre, apoiar as empresas a inovar e a manterem-se sempre na vanguarda em questões como, por exemplo, a otimização de processos, conta Adriano Caseiro, sócio-fundador da Rerom.


As soluções que a empresa disponibiliza distribuem-se por quatro áreas essenciais: mouldshop, hidráulica pneumática e componentes, tooling e automação. Os exemplos são variados: desde soluções de fixação, normalização de componentes, multiplicidade (usando a experiência da indústria aeronáutica), a automação SIMPLE (como as células de fabrico), entre outras.


Proporcionar à indústria as ferramentas necessárias para ganhar qualidade e tempo é uma das prioridades. A partir de uma plataforma de gestão da produção, sistematizando os processos, possibilita a logística da produção, interligando equipamentos, garantindo o controlo e a gestão efetiva de todo o processo produtivo. Esta solução, esclarece Adriano Caseiro, pode ser aplicada às máquinas que as empresas têm, não havendo necessidade de investir em novos equipamentos.


“Com segurança, aumente o tempo de ciclo das suas máquinas e vá para casa descansado”, é um dos slogans da gama de produtos, que, sustenta, permitem, efetivamente que as empresas, numa lógica de integração do processo produtivo, consigam aumentar as quantidades produzidas, facilitando a vida os operadores, melhorando a flexibilidade da operação, reduzindo custos, potenciando os resultados dos investimentos e aumentando a competitividade.


Um dos principais suportes do negócio da empresa é a sua loja virtual. Esta foi das primeiras do género a surgir, muito antes das vendas online assumirem a importância que hoje têm no mundo.


A loja tem vindo a evoluir e a crescer numa loja de ‘industry on site’. Ali, os clientes encontram tudo o que procuram. Uma atualização constante permite que isso aconteça.


As vendas online têm crescido e constituem, hoje, um dos principais pilares. “As vantagens são evidentes: sem perdas de tempo, os clientes conseguem encontrar as soluções que procuram, sabendo que o que temos ao seu dispor são produtos que primam pela elevada qualidade”, explica Adriano Caseiro. Para além disso, acrescenta, “os nossos preços são muito competitivos”.


Todos os produtos são acompanhados por toda a informação técnica. No site, é possível encontrar todos os catálogos da vasta gama de ofertas da empresa.


Adriano Caseiro salienta que a prioridade tem sido, sempre, “ir ao encontro das necessidades das empresas, sobretudo num momento de grande evolução tecnológica que caracteriza a indústria 4.0”. Para assegurar isso, a empresa aposta em permanente atualização e procura das melhores soluções.


Portugal é o principal mercado da Rerom. 50 % dos seus clientes integram a indústria de moldes, os restantes pertencem à metalomecânica de precisão e injeção de plásticos.


Num momento em que, considera, “a rotatividade de pessoas é um problema no sector dos moldes”, é fundamental que as empresas “adotem estratégias que lhes permitam aumentar a produtividade”. A indústria, no seu entender, “tem vindo a melhorar a esse nível, mas ainda não à velocidade que seria necessária”. Por isso, sustenta, “as empresas têm de se preparar o melhor que consigam para assegurar a sua competitividade num mundo em grande mudança no qual assistimos a processos disruptivos em termos tecnológicos”. Para garantirem o seu futuro, defende ainda, as empresas têm de “oferecer produtos/serviços diferenciadores”.