Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Jomolpla: Prioridade à excelência e rigor tendo como meta a competitividade

Indústria à Lupa

Jomolpla: Prioridade à excelência e rigor tendo como meta a competitividade

02 Maio 2023

Um serviço de excelência e rigor orientado para a satisfação do cliente e, desta forma, a competitividade. Esta é a imagem de marca da Jomolpla, criada em 2001, em Oliveira de Azeméis. Com 32 colaboradores, a empresa - que se dedica à produção de moldes para plásticos, fundição de ligas leves e maquinação de peças metálicas - tem como principais mercados a Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos. A indústria automóvel é o seu principal cliente, mas desenvolve soluções para outros, como a eletrónica e comunicações, eletrodomésticos, artigos domésticos, jardim e embalagens.


Em 2001 nascia, em Oliveira de Azeméis, a Jomolpla. Era, então, uma pequena unidade, que produzia moldes, de pequena e média dimensão, para a injeção de plástico e ligas leves.


Foto: Jomolpla


Com passos seguros e um foco persistente na satisfação dos seus clientes, a empresa foi crescendo. Em 2018, mudou para novas instalações, o que permitiu melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, incrementar melhorias significativas a nível organizacional, otimizando os processos produtivos e aumentando a sua capacidade produtiva. Com isto, conseguiu elevar a qualidade dos serviços prestados.


A Jomolpla dispõe atualmente de um parque de máquinas moderno, pessoal especializado e experiente e tem vindo a produzir moldes com qualidade, complexidade e rigor reconhecidos, servindo diversos ramos industriais.


Os clientes, fornecedores e colaboradores são elementos fundamentais, consideram os responsáveis da empresa, adiantando que uma das prioridades tem sido desenvolver relações de mútuo benefício, evolução e melhoria contínua. Um dos marcos importantes na sua história, consideram, foi a certificação de acordo com a NP EN ISO 9001:2008, que possibilitou melhorar o desempenho da empresa rumo à excelência.


A evolução permitiu adicionar algumas valências à atividade principal e, assim, além da produção de moldes para injeção de plástico, a empresa dedica-se também à construção de moldes para fundição de ligas leves e maquinação de peças metálicas de alta precisão, fornecendo aos seus clientes um serviço completo na área dos moldes, desde a engenharia até a fabricação. As indústrias de destino mais significativas são a automóvel, eletrónica e telecomunicações, mas também os eletrodomésticos, artigos domésticos, jardim e embalagens. Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos da América são os principais mercados da empresa.


Um dos principais desafios é, na opinião dos seus responsáveis, a mão de obra qualificada. É que, sustentam, “a indústria carece de formações específicas em alguns sectores, sendo necessário uma aposta na formação de novos quadros”.


Por outro lado, a internacionalização e a globalização, impõem uma atenção constante à evolução, que acontece a grande velocidade. E isto aplica-se sobretudo aos desenvolvimentos tecnológicos, a nível de equipamentos e métodos de trabalho, que possibilitem otimizar os processos produtivos e, com isso, melhorar os níveis de competitividade. Qualidade, preços, prazos e inovação dos produtos são, para a Jomopla, os fatores-chave do sucesso.


A empresa não abdica de dedicar a máxima atenção aos seus colaboradores, considerando que a sua satisfação é de extrema importância. “Existe um ‘savoir faire’ que foi adquirido ao longo dos anos e que tem de continuar a ser transmitido às novas gerações”, defendem, mantendo uma aposta constante no desenvolvimento de ações de formação que permitam aos mais velhos continuarem atualizados e, dessa forma, enquadrados em novos métodos e tecnologias; permitindo ao mesmo tempo que os mais novos adquiram a perceção da realidade em que estão inseridos: um sector de atividade desafiante e em constante desenvolvimento.


Para a empresa, o nível de exigência de cada cliente é, hoje, muito alto, por isso é importante continuar a assegurar as melhores respostas às suas solicitações. “É importante as empresas terem definidos os modos de proceder para identificar as necessidades e os requisitos dos clientes, avaliar a sua satisfação, analisar as suas sugestões, as suas reclamações e os resultados dos fornecimentos”, consideram os responsáveis da Jomolpla, defendendo que, desta forma, “é possível realizar as ações de melhoria adequadas, em cada momento”, de modo a alcançar a máxima competitividade no mercado global. Em cada cliente, consideram ainda, “é também importante identificar, para cada produto e serviço, os requisitos a cumprir, a sua exequibilidade e a melhoria da sua satisfação”.


Neste processo, as tecnologias assumem um papel fulcral. Por isso, consideram ser fundamental criar sinergias com fornecedores e parceiros de negócio, de forma a manter uma constante atualização, com as novas tecnologias e soluções inovadoras.


Um dos aspetos que destacam como extremamente importante é o das competências organizacionais e de gestão, transversais a todos os sectores da empresa, desde os recursos humanos, às novas tecnologias e/ou novos processos. Sustentam que se trata de “um pilar essencial que permite otimizar e gerir todos os processos e fluxos de forma otimizada, eliminando desperdício criando valor acrescentado e desta forma ser competitivo”.


Foto: Jomolpla