Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Sinergias na procura da excelência – benchmarking revela ganhos de 57 %

Investigação & Desenvolvimento

Sinergias na procura da excelência – benchmarking revela ganhos de 57 %

07 Março 2024

No recente evento de parceria "Case Study Event", na Moldmak em Oliveira de Azeméis, os protagonistas da indústria de moldes reuniram-se para partilhar resultados notáveis. Durante dois dias de benchmarking, com foco em duas peças como referência, as empresas envolvidas empreenderam uma comparação profunda entre os métodos tradicionais de maquinação e as abordagens tecnologicamente avançadas.




Os resultados apresentados são impressionantes: enquanto o processo tradicional demora 27 horas e 45 minutos para maquinar duas peças, a metodologia resultante de tecnologias e das sinergias entre os parceiros conseguiu alcançar o feito em apenas 11 horas e 50 minutos. Isso representa uma redução de 57 % no tempo, um marco notável na otimização dos processos de produção de moldes.


Para estes resultados, destaca-se também o contributo do software CAD/CAM Tebis e das suas tecnologias de Templates de CAD e de CAM para automatização, desde a fase de preparação à programação, incluindo a tecnologia de Máquina Virtual. A utilização de software avançado revoluciona os processos de maquinação, permitindo otimização, controlo precisos e total segurança.


De destacar que o benchmarking foi realizado comparando o tempo de programação de operadores experientes e uma tecnologia CAD/CAM que não requer grandes conhecimentos de programação. Ou seja, esta abordagem permitiu não apenas uma otimização significativa, mas também uma simplificação dos procedimentos, reduzindo a dependência de programadores altamente especializados.



Este evento não foi apenas uma vitrine para os avanços tecnológicos, mas também uma oportunidade para destacar as sinergias possíveis entre a Tebis, Moldmak, Blum, Fagor e Mapal, com a especial colaboração da TJ Moldes.


À medida que as tecnologias avançam, fica claro que a colaboração e a inovação serão as chaves para o progresso contínuo, onde o potencial transformador surge quando mentes criativas se unem na procura da excelência.