Simpósio "Sourcing em Portugal" & Bolsa de Cooperação
A Alemanha é o terceiro maior mercado dos exportadores portugueses, absorvendo quase 11% dos produto (...)
19 Dezembro 2024
Selecione um produto / serviço
16 Dezembro 2024
A SM3D, criada em 2001, integra o Grupo Gespro, destacando-se pela sua aposta contínua na qualidade e inovação. Especializada na produção de peças em grafite para diversas indústrias, com especial destaque para a de moldes, a empresa tem pautado a sua história numa trajetória de crescimento sustentado, apostando no crescimento da sua ação no mercado internacional, sempre com foco na excelência dos seus produtos e serviços.
Em 2001 nascia a SM3D, sendo parte de um projeto de expansão do Grupo Gespro. A criação da empresa coincidiu com um período de grande complexidade económica, num momento em que a indústria mundial enfrentava desafios inesperados, devido, sobretudo, aos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Joel Rodrigues, fundador e administrador do grupo, recorda que a empresa “nasceu numa altura difícil, mas rapidamente encontrou o seu espaço no mercado”, prestando serviços de engenharia, programação e maquinação de elétrodos em grafite.
Na foto: Joel Rodrigues
Para isso, adianta o responsável, contribuiu de forma decisiva a ação da primeira empresa do grupo – a PRO3D - criada com o objetivo de prestar apoio técnico às empresas de moldes da região de Leiria e Marinha Grande, nas áreas do design, da conceção de produto e, mais tarde, CAD/CAM/CAE. Após os primeiros anos de atividade, nos quais este gabinete se constituía como uma mais-valia para os fabricantes de moldes, uma vez que permitia complementar – com grande rigor e qualidade – o trabalho dos seus quadros na área do projeto, a PRO3D passou a desenvolver o seu trabalho, quase exclusivamente, para o grupo Gespro, contribuindo para o crescimento e afirmação da SM3D. Fruto desta estratégia sustentada, a empresa conseguiu crescer e afirmar-se como uma referência na produção de peças em grafite.
Em 2004, um investimento significativo permitiu à SM3D modernizar o seu parque de máquinas, com a introdução de equipamentos HSM de motores lineares, 3 e 5 eixos da marca DMG MORI, um passo decisivo na automatização do processo produtivo. A mudança para novas instalações na zona da Barosa, em 2007, foi outro ponto crucial no desenvolvimento.
Após anos de luta e inovação – num período em que a automatização dava, ainda, passos muito incipientes -, em 2008 a SM3D atingiu um marco importante com a duplicação dos equipamentos existentes, consolidando a sua capacidade de produção. Nos finais de 2011, nasceu a primeira célula completamente automatizada, incluindo uma CMM, podendo produzir e controlar de forma automática peças em grafite até 1450 mm, que permitiu aumentar a produção de peças de grafite para a indústria de moldes, aeronáutica e espacial.
QUALIDADE
Com o aumento do número de clientes e o desenvolvimento de novas soluções, em 2014, a empresa transferiu-se para instalações que asseguravam maior capacidade produtiva, em Albergaria, na Marinha Grande, onde estabeleceu a maior célula de produção de peças em grafite da Península Ibérica.
Hoje, a SM3D distingue-se pela sua capacidade multifacetada e versátil. Com dez centros de maquinação CNC 3 e 5 eixos, serrotes de precisão, retificadoras e fresadoras convencionais, produzindo assim semanalmente mais de duas mil peças de grafite para diversas indústrias, incluindo a automóvel, biomédica, aeroespacial e eletrónica. O grupo Gespro dispõe ainda de três máquinas de erosão para peças até 20 toneladas, com uma equipa de trabalho constituída por 23 pessoas. A empresa é a única em Portugal a oferecer uma solução integrada e de elevada qualidade, desde a conceção, desenvolvimento e produção de peças em grafite certificado, da marca Toyo Tanso, da qual é representante desde 2018, até a erosão e controlo dimensional de peças em grafite e outras produzidas no grupo.
Para tal, contribuiu de forma decisiva a criação, no seio do grupo, da empresa Spark, dedicada à comercialização de matérias-primas certificadas, em especial o grafite Toyo Tanso. Esta aposta no controlo de toda a cadeia produtiva reforça o compromisso com a qualidade, permitindo à SM3D garantir produtos de excelência para os seus clientes, dos quais mais de 50 % estão fora de Portugal.
Apesar das adversidades resultantes da pandemia de Covid-19, a SM3D conseguiu superar os desafios e continua a olhar para o futuro com ambição. Joel Rodrigues sublinha que, num contexto de incerteza, a empresa “está a adaptar-se, a reinventar-se e a procurar novos mercados”, mas sem perder de vista a indústria de moldes, onde, salienta, “a conjuntura é hoje muito complexa”.
O empresário também destaca a importância de atrair novos talentos para a indústria, agradecendo a todos aqueles que têm permanecido nos quadros das empresas do grupo, sem os quais não teria sido possível chegar onde está ao longo destes 27 anos. Menciona ainda a possibilidade de criar programas de formação internos e reforça a necessidade de colaboração entre as empresas do setor.
Com uma visão clara de que o futuro passa pela inovação e pela excelência, a SM3D está determinada a continuar a oferecer produtos e serviços de excelência, adaptando-se às exigências de um mercado global em constante mudança.