Publicidade

Omolde > Notícias > Leomável aposta em materiais de alta performance

Moldes e Plásticos

Leomável aposta em materiais de alta performance

26 Maio 2021

A Leomável Moldes. Lda., em sintonia com as novas tecnologias, adiantou-se às necessidades do mercado na crescente procura do cliente por novos materiais plásticos. Materiais, que possam atender aos pedidos de um exigente segmento de peças injetadas e de extrema precisão.


Nesse sentido, a empresa lançou-se, de forma pioneira, em projetos de fabrico de moldes para materiais de alta performance, como o LCP. Um polímero de cristal líquido de alto desempenho, desenvolvido e utilizado em peças de elevada precisão, como, por exemplo, em engrenagens, nos quais se requerem detalhes mínimos, com variações extremamente apertadas, alta repetibilidade e extrema resistência ao desgaste que, até então, só eram possíveis de se atingir com materiais metálicos por processos de maquinação.


Devido a estas características, que se devem ao seu elevado grau de cristalinidade e também à sua estrutura molecular altamente orientada, o LCP está a ganhar espaço no mercado de polímeros de engenharia. No entanto, apresenta particularidades no seu processamento e os requisitos para os moldes são elevados. Por consequência, a expertise necessária na execução de um molde robusto, com qualidade e precisão com a exigência de processamento deste polímero, é elevada.


A Leomável antecipou-se nesta vertente e, graças ao seu know-how técnico, já desenvolve e fabrica moldes para injeção com LCP. Uma competência reservada apenas aos que já estão no mercado há várias décadas, atendendo, desta forma, à necessidade dos seus clientes, que se tem demonstrado muito satisfeitos com o nível de resultados atingido.


O futuro dos moldes passará também pela capacidade das empresas se adaptarem aos novos polímeros, com características complexas. Nos próximos anos, o leque de materiais com especificações cada vez mais precisas irá aumentar significativamente. Nesta perspetiva, a empresa fomenta a formação e o desenvolvimento, também para este segmento, considerando crucial para a sua competitividade no mercado.